1 – O que são as Jornadas Mundiais da Juventude?
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são um evento católico internacional, organizado pela Igreja que ocorre a cada três anos.
Este encontro começou a ser realizado em 1985, na cidade de Roma, com a presença de 12.000 jovens de vários países. As JMJ são lideradas pelo Papa e tem como objetivo ajudar os jovens a tornarem-se mais comprometidos com a sua fé e com a Igreja.
Durante o evento, os jovens têm a oportunidade de participar em celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, encontros de oração, reflexão e partilha e, também podem participar em atividades culturais e de solidariedade.

Além disso, as JMJ são uma oportunidade para os jovens de diferentes culturas e países se conhecerem e construírem amizades. O evento é uma celebração da diversidade e também uma oportunidade para os jovens se envolverem na missão da Igreja e contribuírem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
2 – Quando foram as primeiras Jornadas Mundiais da Juventude?
As primeiras JMJ foram realizadas em 1985, na cidade de Roma, com a presença de 12.000 jovens de vários países.
O evento foi organizado pelo então Papa João Paulo II, que desde o início do seu papado, viu na juventude um importante setor da Igreja e, queria criar um evento para ajudar os jovens a conectarem-se mais profundamente com sua fé e com a Igreja.
A primeira edição das JMJ foram um grande sucesso e, desde então, tem sido realizada a cada três anos em diferentes cidades do mundo. Cada edição tem um tema diferente e é liderada pelo Papa da época, que usa essa oportunidade para falar diretamente com os jovens e compartilhar a sua mensagem com eles.
As primeiras JMJ foi um marco importante para a Igreja Católica, pois marcou o início de uma tradição de encontros mundiais para jovens, que tem crescido e, desenvolvendo-se ao longo dos anos. Tem-se tornado uma oportunidade única para os jovens se encontrarem mais profundamente com sua fé e com a Igreja.
3 – Qual é o objetivo das JMJ?
As JMJ são lideradas pelo Papa e tem como objetivo ajudar os jovens a tornarem-se mais comprometidos com a sua fé e com a Igreja.
Outro objetivo das JMJ é proporcionar aos jovens um encontro pessoal com o Papa e outras lideranças eclesiásticas, oferecendo-lhes a oportunidade de serem ouvidos e de serem desafiados a serem testemunhas vivas da fé. Em resumo, as JMJ tem como objetivo ajudar os jovens a encontrar Deus, encontrarem-se a si mesmos, encontrar os outros e, ajudá-los a tornarem-se mais comprometidos com a sua fé, com a Igreja e com o mundo.
4 – Em que cidades é que este evento já se realizou?
As JMJ são celebradas em várias cidades do mundo desde 1985 como por exemplo: Rio de Janeiro, Cracóvia, Sydney, Madrid e Panamá.
- Roma, Itália (1985)
- Buenos Aires, Argentina (1987)
- Santiago de Compostela, Espanha (1989)
- Częstochowa, Polônia (1991)
- Denver, Estados Unidos (1993)
- Manila, Filipinas (1995)
- Paris, França (1997)
- Dúblin, Irlanda (1979)
- Tor Vergata, Itália (2000)
- Colónia, Alemanha (2005)
- Sydney, Austrália (2008)
- Madrid, Espanha (2011)
- Rio de Janeiro, Brasil (2013)
- Cracóvia, Polônia (2016)
- Panamá (2019)
Este ano, 2023, serão em Lisboa – Portugal.
Ao inscreveres-te nas Jornadas Mundiais da Juventudes terás:
- A oportunidade de te encontrar com outros jovens católicos de todo o mundo e fazer novas amizades.
- A oportunidade de te aprofundar na fé e na espiritualidade através da participação em celebrações, reflexões e grupos de oração.
- A oportunidade de aprender mais sobre a cultura e a história do país anfitrião.
- A oportunidade de ouvir palestras de líderes religiosos e outros especialistas em temas relacionados à juventude e à fé.
- A oportunidade de te envolver em projetos de voluntariado e ações sociais.