Lúcia Santos e os seus primos, Francisco e Jacinta Marto, foram os três pastorinhos, que em Maio de 1917, lhes apareceu Nossa Senhora, na Cova da Iria, Fátima-Portugal.
As aparições ocorreram de Maio a Outubro de 1917 e, a mensagem de Nossa Senhora aos pastorinhos incluiu uma série de profecias e pedidos para a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
Os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto tornaram-se santos da Igreja Católica em 13 de Maio de 2017, pelo Papa Francisco aquando a sua vinda a Fátima no Centenário das Aparições de Nossa Senhora.
Quem foi Jacinta Marto?
Jacinta Marto foi uma das três crianças videntes de Fátima que afirmam ter tido várias aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, Portugal, em 1917. A pequena Jacinta é acarinhada por muitos os que lhe têm devoção por todos os milagres feitos.
Jacinta nasceu em 11 de março de 1910 em Aljustrel e morreu aos 10 anos de idade, em 1920, devido a uma doença epidémica da altura que vitimou muitas pessoas. Durante a sua curta vida, Jacinta teve vários sofrimentos e, ofereceu todas as suas dores e sofrimentos pela conversão dos pecadores e por amor a Jesus Cristo na cruz e à humanidade. É considerada um modelo de fé e sacrifício para muitos católicos em todo o mundo.
Jacinta foi uma das primeiras crianças a receber as mensagens de Nossa Senhora, que incluíam orientações sobre como rezar e fazer penitência para alcançar a paz no mundo.
Quem foi Francisco Marto?
Francisco Marto nasceu a 11 de junho de 1908 também em Aljustrel e, era irmão de Jacinta Marto e primo de Lúcia de Jesus. Durante a sua vida curta, Francisco Marto foi conhecido pela sua devoção à Virgem Maria e pela sua humildade e simplicidade. Tal como a irmã Jacinta, Francisco Marto morreu vítima de doença em 1919 com 10 anos de idade.
Francisco Marto ficou conhecido como um exemplo de fé e dedicação aos ensinamentos da Igreja Católica. Embora tivesse apenas 10 anos de idade, Francisco Marto demonstrou uma maturidade espiritual impressionante, oferecendo as suas dores e sofrimentos pelo amor a Jesus Cristo pregado na cruz e à humanidade.
A devoção a Francisco Marto continua até aos dias de hoje, com peregrinos de todo o mundo a visitar o seu túmulo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, rezando por sua intercessão. Ele é venerado como um modelo de fé e humildade para muitos católicos, e sua memória é celebrada anualmente em Portugal e em todo o mundo no dia 20 de Fevereiro. Francisco Marto é assim, um símbolo de fé, de esperança e de devoção à Igreja Católica e à Virgem Maria.
20 de Fevereiro
O dia 20 de Fevereiro é celebrado pela Igreja como o dia dos Santos Francisco e Jacinta Marto, é uma oportunidade para lembrar e honrar o legado espiritual e o exemplo de fé dos Pastorinhos de Fátima.
Neste dia, no Santuário de Fátima, há várias atividades comemorativas, como missas, procissões, terço e outras orações de devoção aos santos. Muitas pessoas visitam a Basílica de Fátima nesse dia para prestar homenagem aos Pastorinhos e renovar sua fé.
Este dia é considerado especialmente significativo para os devotos dos Pastorinhos de Fátima, pois celebra a vida e o legado espiritual de Francisco Marto e Jacinta Marto e, lembra a mensagem de paz e esperança que eles transmitiram ao mundo. É uma oportunidade para renovar a fé e se comprometer com a vida cristã.
Qual foi a mensagem de paz e esperança que transmitiram ao mundo? Esta mensagem incluiu pedidos de oração e penitência para trazer paz ao mundo e salvação das almas, bem como uma visão do inferno e uma convocação para a conversão. A Virgem Maria também transmitiu a mensagem de que Deus quer estabelecer no mundo uma era de paz e que isso só seria possível através da conversão ao Imaculado Coração.
Além disso, a mensagem incluiu a promessa de que, se as pessoas se converterem e rezarem com sinceridade, o mundo verá o fim da guerra e uma era de paz. Esta mensagem foi transmitida como uma mensagem de esperança e incentivo para as pessoas a trabalharem juntas em busca de uma sociedade mais justa e pacífica.